Tudo na vida depende de você manter a coluna ereta, a cabeça erguida e os pés no chão, literalmente e metaforicamente. A primeira para caminhar pelos caminhos mais tortuosos da vida, a segunda para melhor a autoconfiança e não se abater perante os obstáculos, e a terceira para manter o foco na realidade.
O nosso estado mental e emocional se reflete diretamente na nossa postura. É possível detectar de longe se uma pessoa é tímida ou extrovertida, fechada ou aberta emocionalmente, livre ou presa às convenções pelo jeito que ela anda, se movimenta, gesticula. O corpo fala, você querendo ou não, e um corpo com dor grita porque desestabiliza física, mental e emocionalmente, causa insônia, irritação e cansaço, mexe com a autoestima, compromete o desempenho durante a atividade física e interfere na vida pessoal e profissional.
Mas se todos nós precisamos nos exercitar e temos alguma dor ocasionada por patologia, lesão ou má postura, o que fazer? Certamente parar de se exercitar não é a solução! O primeiro passo é procurar um médico para fazer um diagnóstico correto e depois iniciar um tratamento multidisciplinar com terapias integrativas que possibilitam agir em vários âmbitos conjuntamente e simultaneamente. Se a questão é musculoesquelética ou postural, por exemplo, primeiro é necessário entrar com técnicas para diminuir a dor e reabilitar o paciente como a fisioterapia, a liberação miofascial, a massagem terapêutica/desportiva ou a acupuntura por exemplo. Depois passar por algumas sessões de Quiropraxia para ganhar mobilidade articular e realinhar a postura, em seguida fazer algumas sessões de RPG para reeducar e adquirir consciência postural, e por fim fazer aulas de Pilates ou Yoga para fortalecer a musculatura e manter a postura correta adquirida.
O grande problema atualmente é que as pessoas, seja por falta de tempo, paciência ou recursos, tendem a pular as etapas dos tratamentos comprometendo o resultado final. Não adianta, por exemplo, tratar da dor (efeito) e esquecer de tratar a causa, ou começar a fazer Pilates ou Yoga para fortalecer a musculatura se a postura está completamente errada.
Enfim, não tem mágica! Um tratamento eficaz e com resultado durador requer tempo, dedicação e investimento. Então, procure bons profissionais que utilizem as terapias integrativas, confie nos tratamentos multidisciplinares planejados por eles e siga todas as recomendações e etapas do tratamento.
Comments