top of page
  • giselecamba

A insustentável leveza do ser


O sentido e peso das escolhas, como elas são influenciadas pelo acaso, pela história e pela liberdade.


Sim ou não, quero ou não quero, tento ou desisto. Teoricamente só depende de nosso livre arbítrio, e é aí que estamos redondamente enganados! A vida é uma trama complicada, traçada por um grande mestre de xadrez que manipula as peças estrategicamente e minuciosamente para que seu oponente tenha que fazer um movimento, mesmo que ele não queira.


Planejamos tudo. Nossa carreira, quando vamos nos casar e ter filhos, onde morar, para onde viajar, quando nos aposentar, mas na realidade só estamos reagindo ao jogo da vida, já que não temos nenhum controle sobre o acaso, os incidentes, as doenças, as fatalidades ou a morte. Então, afinal para que gastar tanto tempo nos planejando e criando expectativas se estamos à deriva? Porque sem sonho, sem desafio, sem o efeito surpresa não há vida! O que precisamos definitivamente é aprender a como não criar expectativas, deixar as coisas acontecerem no seu tempo, de maneira fluida e orgânica. Fazer uma jogada de xadrez e esperar que seu o oponente, no caso o destino, mova a próxima peça. É um jogo de 2 vias onde há de se ter paciência, frieza e um certo romantismo.


O Yoga me ajudou, e continua me ajudando, a entender e a jogar esse complicado jogo. A maioria das vezes eu perco porque ele sempre, sempre me surpreende. Quando eu acho que estou começando a dominá-lo vem algo inesperado e faz com que eu mude a minha estratégia, o meu rumo, a minha visão do tabuleiro e volte a respeitar o oponente Imponente Destino.


Outra coisa que tem sido fundamental para eu evoluir nesse jogo, é escrever, fazer terapia semanalmente, meditar sempre e fazer Constelação Sistêmica Familiar sempre que possível. Não tem receita, mas essa tem sido a fórmula de sucesso para que eu possa ter o mínimo de controle sobre as minhas emoções e sentimentos, sem pretensão de controlar a minha vida, já que tal proeza definitivamente não existe.


Por enquanto o placar está 4 x 0 para o Universo, mas quem sabe o Destino não está à espreita, esperando o momento perfeito para dar o xeque-mate?


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page